domingo, 13 de outubro de 2013

PASSEIO AO DOURO

Este ano resolvi passar o meu dia de anos em Portugal
Assim, depois de um "consenso" familiar, apanhámos o comboio e seguimos em direcção ao Norte.

Estação de Campanhã

Chegados ao Porto alugámos um carro e fomos até ao hotel que tínhamos reservado em Gaia

hotel em Vila Nova de Gaia

e aproveitámos para dar uma volta pela zona ribeirinha e pelo Porto

Vila Nova de Gaia

Porto

Os portuenses que me desculpem mas eu continuo com a mesma opinião. Lisboa é muitíssimo mais bonita.
A minha filha e genro foram jantar à Ribeira; nós deixámo-nos ficar pelo hotel.
Na manhã seguinte, depois de alguma dificuldade para conseguirmos sair do Porto, continuámos o nosso passeio a caminho da Régua.
Aquela zona da nossa província é realmente muito linda. Os campos todos muito bem cuidados, as uvas em plena maturação, e os terraços dum verde luxuriante a perder de vista...

a caminho da Régua

Pensámos experimentar o Turismo Rural e escolhemos hospedarmo-nos numa quinta na margem esquerda do Douro - "Quinta dos Tourais" - onde fomos muito bem recebidos.
Os donos, um casal jovem muito simpático, vive no primeiro andar tendo adaptado o rés do chão para receber hóspedes.
Os quartos ficam em volta de um pátio muito agradável onde existe uma cozinha e um salão de convívio.

Quinta dos Tourais

Dá, também, acesso à adega onde fazem o célebre vinho do Douro de que tivemos o prazer de "uma prova"

cincho para espremer as uvas

adega

O tempo esteve sempre maravilhoso, uns dias de sol brilhante e noites amenas, com um céu coberto de estrelas e uma lua enorme a encher o céu de claridade

a paz da noite com a lua enorme rodeada de estrelas

No dia 20, após o pequeno almoço, fomos a Lamego.
Estivemos na Catedral e subimos ao Castelo.

Catedral de Lamego

Recebendo parabéns na subida para o castelo

Depois do almoço fomos dar um passeio de barco pelo rio Douro, que é lindíssimo, e no fim da viagem ainda tivemos direito a um brinde com vinho do Porto.

passeio pelo rio Douro num barco rabelo

A magnificência da paisagem

casa onde filmaram cenas do filme "A Gaiola Dourada"

Nesse dia recebi a prenda de anos mais linda de toda a minha vida.
Um livro, mandado fazer pela minha filha mais velha (a outra minha filha teve de regressar ao Canadá) com mensagens de uma ternura imensa dos meus familiares e amigas de infância recordando episódios passados comigo, fotos e lindos e carinhosos poemas (imaginem!?). dos meus amigos do Horizontes da Poesia, um site de poesia a que eu pertenço.
Até o Junior deixou lá a sua mensagem !!! rsrsrsrs

O Junior

Não tenho palavras para demonstrar a minha gratidão e dizer quanto isso me emocionou e... emociona sempre que folheio o meu precioso livro

1. Olá minha querida amiga,aproveito este seu espaço para desejar-lhe um feliz Natal e toda a sua família.

Gostei muito das suas fotos tem umas paisagens maravilhosas, o nosso pais é muito bonito
    Boa festas um abraço da amiga Mariana

1. Gostei que tivesse gostado das minhas mini férias, Mariana.
      O nosso país é realmente muito lindo.
      Espero que tenha passado um feliz Natal e que 2014 lhe proporcione muitas alegrias, minha amiga.
      Um grande beijinho

2. Querida amiga Landa
    Apesar de tardiamente, pelo que peço que me desculpe, foi com muita alegria que cheguei a este seu post.
    Fico feliz por saber que o seu dia de anos foi passado com muita alegria, carinho e amor dos seus familiares.
    Obrigada pela partilha das lindas fotos que tirou como recordação. Na verdade, Portugal tem paisagens maravilhosas. E esses belos passeios fluviais, que beleza!
    Quanto ao livro, esse, ainda não tinha visto como era, mas tenho a honra de também eu fazer parte dele, com muita amizade e carinho. Que Deus lhe dê muita vida e saúde para poder, durante muitos anos, abri-lo, lê-lo e rever além dos seus familiares, muitos amigos que a estimam.
    Com votos de um ano de 2014 cheio de Saúde, Paz e Amor, deixo-lhe um grande abraço de amizade e beijinhos.
    Milú.

1. Milú, querida amiga
      eu é que peço desculpa por só agora agradecer as suas palavras sempre amigas.
      Tenho andado preocupada com outras coisas e o blog ficou um bocado para trás.
      Mais uma vez agradeço, de todo o coração, a sua carinhosa participação no livro do meu aniversário que, como já disse, adorei
      Beijinho grande

Eliminar
  3. Olá minha querida amiga. O meu dia de Natal não posso dizer que foi mal passado ,passei com a minha família, que é o meu marido e a minha filha, infelizmente não tenho mais família.e estou com um problema de saúde, estou com uma grande dieta também não dou grande importância ao dia de Natal, embora seja católica mas já passei dias de Natal muito tristes passados em hospitais e sem esperanças de vida faleceram-me dois filhos, e é nesses dias que me lembro mais daquelas pessoas que estão a passar aquilo que eu já passei, e a morte de um filho é a maior dor do mundo, e uma mãe que lhe morre um filho nunca mais é a mesma pessoa, embora eu seja uma pessoa muito forte e bem disposta, mas a minha saúde nunca mais foi o que era .NÃo a quero maçar mais com os MEUS problemas. Um beijinho e um bom ano de 2014 Mariana Luis

1. Querida Mariana
      Espero que me desculpe toda esta demora em responder-lhe mas, como já disse à nossa amiga Milu, não tenho vindo ao blog desde há algum tempo.
      Compreendo-a perfeitamente porque, na minha maneira de sentir, a perda dum filho deve ser uma dor insuportável para uma mãe.
      Espero que esteja bem ou, pelo menos, muito melhor.
      E não me maça nunca, Mariana. Tenho sempre muito gosto em ter notícias suas
      Beijinho grande

4. Olá Landa
    Gostei muito de ver o blog das vossas férias de Natal. Parabéns, está bem estruturado, simples mas elucidativo. Um grande beijo
    Gi 2

1. Olá Gi
      Fico feliz por ter gostado.
      Assim é como se nos tivessem acompanhado um pouquinho rsrsrsrs