segunda-feira, 26 de março de 2012

PEQUENA HOMENAGEM

Parque de Monsanto - L. M.



Parque Florestal de Monsanto


Nos anos trinta do século passado, a crescente procura de terrenos para construção levou Duarte Pacheco, então Ministro das Obras Públicas e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a recuperar uma ideia que vinha de 1868: a arborização da Serra de Monsanto. Foi o arquitecto Keil do Amaral que desenvolveu o projecto para o parque, incluindo zonas recreativas e desportivas, algumas delas ainda hoje existentes.
Hoje em dia, considerado por todos como o “pulmão” de Lisboa, este parque ocupa uma área superior a 1000 ha, cerca de 1/8 da área total da cidade. O parque está totalmente arborizado, tendo também uma vida animal intensa e variada. Para além disso, integra vários miradouros com vista panorâmica sobre a cidade e o rio, bem como inúmeros locais propícios para desporto e recreio.
O ano passado, toda a área de Monsanto, desde o Parque do Calhau até à Serafina, passando pelo Anfiteatro Keil do Amaral, foi alvo de uma revitalização, entregando todo aquele espaço natural e de lazer novamente aos habitantes da região de Lisboa. Hoje em dia, está garantida a segurança e as condições necessárias para que se possa usufruir de tudo o que Monsanto tem para oferecer.
 

Texto retirado da Internet da agenda cultural da  Câmara Municipal de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário